Membro | Cargo |
Roberto Garcia de Souza | Diretor |
Graduado pela UFBA – Universidade Federal da Bahia em Engenharia Química em 1986; pós-graduado em Administração e Negócios (MBA) pela UNIFACS – Salvador em 2002. Fluência avançada em inglês, intermediária em Alemão e Espanhol e conhecimentos de Francês. Desde 1986 na Companhia, passou por várias funções de Liderança nas áreas Técnicas e de Operação, foi promovido a gerente Técnico em 2003 e promovido a Diretor Industrial em 2014. Em 2018 tornou-se Membro do Conselho de Administração e em 2019 foi promovido a Diretor Geral da Tronox Pigmentos do Brasil S/A. No curso de sua carreira desempenhou várias funções na interface com as estruturas globais da empresa, sendo no Brasil, o ponto focal de planos estratégicos e de desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Tem larga exposição internacional em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e China participando de vários times globais técnicos e de negócio. Entre 2011 e 2014, participou de um grupo global de M&A avaliando várias plantas na China visando aquisição, o que culminou com a aquisição da planta Chinesa do grupo. Desde 2014, membro do Conselho de Administração do COFIC (Comitê de fomento Industrial de Camaçari), e é também um dos representantes da Indústria Química e Petroquímica na FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia). |
|
Viktor Maximiliano Augusto dos Santos Veras | Diretor |
Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, com especializações em Direito Processual Civil e em Direito Civil, ambas pela Universidade Salvador – UNIFACS. Está na Companhia desde julho de 2005, como Gerente Jurídico. Em abril de 2009 assumiu a função de membro do Conselho de Administração Em sua experiência inclui a gerência jurídica das empresas Veracel Celulose, Bompreço Bahia S.A. (rede de supermercados/hipermercados no Estado da Bahia), Arthur Andersen S/C e Unifacs, da qual foi também professor de Direito. Atuou também na Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, é membro da Comissão de Assessoramento Jurídico da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química e vice-Presidente da Comissão Jurídica da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) – Seção Bahia. |
|
Rodrigo Jacobina Assunção | Diretor |
Graduado em Administração de Empresas pela UNIFACS em 2000, pós graduado em Controladoria e Gestão de Negócios também pela UNIFACS em 2009. Em outubro de 2020 concluiu o treinamento executivo Leading Strategic Growth na Columbia Business School. Fluente em inglês. Rodrigo iniciou sua carreira na companhia em 2001 como Analista de Recursos Humanos, seguindo com sucesso para Líder em Planejamento, Compensação e Benefícios onde atuou por 3 anos, e há 8 anos foi promovido a Gerente de Recursos Humanos. Também é membro do Comitê de RH da /AMCHAM Bahia e da Comissão de Negociação da Convenção Coletiva de Trabalho do SINPEQ/COFIC Bahia. Em 2020 se tornou membro do Conselho de Administração da Tronox. |
Membro | Cargo |
Roberto Garcia de Souza | Presidente do Conselho |
Graduado pela UFBA – Universidade Federal da Bahia em Engenharia Química em 1986; pós-graduado em Administração e Negócios (MBA) pela UNIFACS – Salvador em 2002. Fluência avançada em inglês, intermediária em Alemão e Espanhol e conhecimentos de Francês. Desde 1986 na Companhia, passou por várias funções de Liderança nas áreas Técnicas e de Operação, foi promovido a gerente Técnico em 2003 e promovido a Diretor Industrial em 2014. Em 2018 tornou-se Membro do Conselho de Administração e em 2019 foi promovido a Diretor Geral da Tronox Pigmentos do Brasil S/A. No curso de sua carreira desempenhou várias funções na interface com as estruturas globais da empresa, sendo no Brasil, o ponto focal de planos estratégicos e de desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Tem larga exposição internacional em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e China participando de vários times globais técnicos e de negócio. Entre 2011 e 2014, participou de um grupo global de M&A avaliando várias plantas na China visando aquisição, o que culminou com a aquisição da planta Chinesa do grupo. Desde 2014, membro do Conselho de Administração do COFIC (Comitê de fomento Industrial de Camaçari), e é também um dos representantes da Indústria Química e Petroquímica na FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia). |
|
Alejandro Hernan Tochilovsky | Conselheiro |
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Salvador (UCSal), Pós-Graduado em Gestão de negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Dissertação: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO E MEDIÇÃO DE DESEMPENHO EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS – Estudo de caso com empresas de produção de commodities dos complexos industriais de Camaçari e Aratu. Experiência profissional de 25 anos adquirida em grandes empresas nacionais e internacionais como AKZO NOBEL, BRASKEM, MILLENNIUM CHEMICALS, LYONDELL CHEMICAL E CRISTAL COMPANY, atuando nas áreas de planejamento, supply chain e vendas. Experiência com fusão de empresas, ambientes e culturas diversas, interfaces complexas e gestão de conflitos relacionados a processos e pessoas. Desenvolvimento e Implementação de processos voltados diretamente para a gestão do negócio envolvendo relacionamentos e ações nas esferas governamentais, fiscal, financeira e comercial. Vivência de aproximadamente 20 anos dedicados ao gerenciamento de contratos de grande porte, envolvendo negociações complexas, grandes somas de capital e interesses divergentes. Experiência internacional com participação em times multidisciplinares, construindo e alinhando estratégias globais com outros executivos na América Latina, EUA, Europa e Asia. Habilidade e flexibilidade para lidar com ambientes diversos a nível nacional e internacional, visão estratégica e foco no resultado do negócio. Fluência em inglês e espanhol. Inovação para processos de mudança e postura para aprender e passar novos conhecimentos. Atualmente é responsável pelo departamento de Supply Chain na Tronox para a América Latina e América Central. |
|
Marcelo Passos Doria | Conselheiro |
Graduado pela Universidade Salvador – Unifacs em Direito em 2008; Especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) em 2010; MBA Executivo em Finanças pelo INSPER/SP em 2018; Executive MBA Short Extension na UCLA – Anderson School of Management em 2018; Executive Development Program (EDP) for Business Leaders na The Wharton School em 2019. Antes de ingressar na Companhia, iniciou a carreira em escritórios de advocacia, posteriormente atuou por 5+ anos em empresas de auditoria, tais como KPMG e PwC. Em 2015, ingressou na Companhia e atuou como Head de Finanças da Tronox Pigmentos do Brasil até Maio de 2020, sendo responsável pelas áreas de FP&A, Tax, Tesouraria e Controladoria. Desde Maio de 2020, atua como Director – Finance FP&A – Global Operations na Tronox. |
|
Ricardo Antonio Weiss | Conselheiro |
Ricardo A. Weiss, 63 anos, é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e pós-graduado em Administração de Empresas pelo CEAG da Fundação Getúlio Vargas. Concluiu o Advanced Management Program – AMP e o curso de Corporate Governance na Harvard Business School e diversos cursos in house do INSEAD. É conselheiro certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Atualmente é sócio fundador e Diretor Geral da W Consultoria e Participações, conselheiro independente da Tupy, da Coteminas, da Duas Rodas Industrial, dentre outras empresas, membro dos conselhos consultivo e de família da Unigel e membro do Conselho Superior de Economia da FIESP.Atuou como conselheiro independente da Usiminas, da Log-In Logística Intermodal, da M. Dias Branco e da T4U (Towers For You) Holding Brasil. Foi conselheiro consultivo da Columbia Trading e da Alcoa América Latina, além de conselheiro suplente da Alpargatas. Foi CEO da Tavex Corporation/Santista Têxtil e Diretor Geral da holding operacional do Grupo Camargo Correa, Diretor Executivo de Commodities da Copersucar, CEO de várias empresas de metais básicos no Brasil e no exterior e membro de conselhos de diversas empresas do grupo Anglo American Plc, dentre elas Anglo American South America, Salobo Metais (joint venture com a Vale), Aracruz Celulose (atual Suzano) e da Copebrás. Iniciou sua carreira na Price Waterhouse Management Consulting Services. |
Efetivo | Suplente |
Alfredo Sérgio Lazzareschi Neto | Maria Elvira Lopes Gimenez |
Alfredo Sérgio Lazzareschi Neto Graduado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Pós-Graduado em Direito Imobiliário Empresarial pela Universidade SECOVI-SP, Curso de Extensão Universitária em Harvard Law School, Berkman Center for Internet and Society, Cambridg, Massachusetts, Illinois Institute of Technology, Chicago-Kent College of Law, Chicago, Illinois (Legal Aspects of E-Commerce, 2002), Universidad de Buenos Aires (Programa de Pós Graduação, Contratos, 2002). Sócio do escritório Warde Advogados (2019 até hoje), Membro do Comitê de Auditoria da Alpargatas S.A., Nível 1 da B3 (2018-2023), Membro do Conselho Fiscal da Porto Seguro S.A. (Novo Mercado da B3), Porto Seguro Companhia de Seguros 49 Gerais S.A., Itaú Seguros S.A. e Azul Companhia de Seguros Gerais S.A. (março de 2018 até hoje), Membro do Comitê de Auditoria da Porto Seguro S.A. (Novo Mercado da B3), Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais S.A., Itaú Seguros S.A. (2010 a 2015), Membro do Conselho Jurídico do Grupo Victor Malzoni (2012 até hoje), Conselheiro do CONJUR- Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP Federação das Indústrias do Estado de São Paulo desde 2011, Vice-Presidente da Comissão de Mercado de Capitais e Governança Corporativa da OAB-SP (2011 A 2015), Ex-Membro do Conselho Diretor da AASP- Associação dos Advogados de São Paulo, Sócio do escritório Sampaio, Katalan e Lazzareschi Sociedade de Advogados (2012 a 2019), Sócio do escritório Lazzareschi, Hilal, Bolina e Rocha Advogados (de 1998 a 2012). Atuação na área de assessoria/consultoria jurídica empresarial, com ênfase em direito societário, mercado de capitais, governança corporativa, contratos empresariais, bem como “fusões e aquisições”. Atuação na área contenciosa empresarial, no âmbito judicial, administrativo (CVM, autorregulação de ANBIMA e BSM – BM&FBovespa Supervisão de Mercados) e arbitragens (CCBC, AMCHAM, Câmara FGV, ICC etc.), principalmente em questões de direito societário, contratos empresariais, mercado de capitais e “fusões e aquisições”. |
|
Welhington Lancaster Lemos Andrade | João Roberto Sena da Paixão |
WELHINGTON LANCASTER Bacharel em Ciências Contábeis, Pós-graduado em Direito Tributário e Diretor Tributário da ANEFAC regional Bahia, possui mais de 25 anos de experiência em consultoria tributária e societária, com foco em tributos diretos e organização patrimonial, dos quais 14 atuou na EY. Sólida experiência em projetos de alta complexidade na área de tributos diretos, tais como recuperação e monetização de créditos fiscais do IRPJ e CSLL, incentivos (SUDENE e SUDAM), due diligence, revisão e suporte na impugnação de autos de infração. Ampla experiência em processos complexos de reestruturação societária, operações de aquisições, integração de negócios e planejamento patrimonial e sucessório, tendo trabalhado com as diversas modalidades de organização: SA, LTDA, SPE, SCP, Consócios, CSC. Atendimento de empresas nacionais e multinacionais, com forte expertise nas indústrias de bens de consumo, energia, bens de produção, varejo e serviços. |
|
Antomar de Oliveira Rios | Marcelo Pereira Fernandes de Barros |
ANTOMAR DE OLIVEIRA RIOS Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE. Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (1994). Exerce a atividade de auditoria independente desde 1994. Nesse período, trabalhou por 11 anos na KPMG Auditores Independentes, 4 anos na Performance Auditoria e Consultoria Empresarial, 5 anos na Master Contadores Associados e 5 anos na BDO Auditores Independentes. Atualmente é sócio da BDO, responsável pelo escritório de Salvador. Auditor registrado no CNAI – Cadastro Nacional de Auditores Independente, na CVM Comissão de Valores Mobiliários e no IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes, onde atuou com Presidente da nona regional e como Conselheiro por 6 anos. Fala, escreve e lê bem em inglês. Atuou como Docente na graduação e pós graduação na Unifacs, nos componentes da área de Administração com ênfase em Ciências Contábeis. |