Com cerca de 7 mil empregados distribuídos em seis continentes nossa rica diversidade, modelo único de integração vertical e larga experiência operacional e técnica em toda a cadeia de valor, a Tronox é a maior produtora de dióxido de titânio do mundo.
A Tronox está listada na Bolsa de Nova York sob o símbolo TROX.
Temos uma produção verticalmente integrada de dióxido de titânio (TiO2) e químicos inorgânicos: a Tronox minera e processa minério de titânio (ilmenita), zirconita, dentre outros, e produz pigmento de dióxido de titânio e materiais de titânio de alta pureza. Nossos produtos adicionam brilho e durabilidade a tintas, plásticos, papéis e outros produtos do nosso dia-a-dia.
No Brasil, a Tronox atua em três unidades: a Mina do Guajú, em Mataraca – Paraíba; a fábrica de TiO2 em Camaçari – Bahia; e o escritório comercial na capital de São Paulo, que atende a demada de clientes da América Latina.
A planta da Bahia utiliza como principal matéria-prima o minério de Titânio, ou ilmenita, retirado da mina do Guajú.
Para entender o que é o minério, basta examinar um punhado de areia da praia: nele, você encontrará grãos de diversas cores. O mais preto de todos é a ilmenita, que é trazida da mina da Paraíba para a planta da Bahia e transformado é um pigmento branco (TiO2) usado para dar cor, brilho e poder de cobertura a uma vasta gama de produtos como tintas, plásticos, papéis, borrachas e muitos outros.
Além da ilmenita, a Mina do Guajú também produz os minérios zirconita, cianita e rutilo.